• Claudia Godoy

Sete de Setembro: embaixada da Rússia lembra dois séculos de relações diplomáticas com Brasil

Na Data de Independência brasileira, a embaixada da Rússia lembrou a história do Brasil, a chegada de imigrantes russos ao país, quase dois séculos se relações diplomáticas, o desenvolvimento do BRICS e o fato de o comércio com brasileiros ser equivalente a 30% de todo o volume com a América Latina. "Consideramos o Brasil um importante parceiro estratégico. O Brasil é responsável por mais de 30% do comércio entre a Rússia e toda a América Latina", disse o presidente da Rússia, Vladimir Putin.


Veja a nota completa da Embaixada da Rússia

Hoje, em 07/09, o Brasil comemora a sua data nacional, o Dia da Independência. De acordo com a lenda, foi em 7 de setembro de 1822 que o filho do rei de Portugal D. João VI, Pedro I, fez a famosa exclamação “Independência ou Morte!”. Após alguns dias ele foi proclamado imperador do Brasil, e o país se tornou independente de Portugal.

As relações diplomáticas entre a Rússia e o Brasil pela primeira vez foram estabelecidas em 3 de outubro de 1828. Durante sua história de quase dois séculos, elas foram interrompidas várias vezes: em 1917, após a Revolução de Outubro (restabelecidas em 1945), e em 1947 por causa do estabelecimento da ditadura militar no Brasil (restabelecidas em 1961).

Uma das direções mais importantes do desenvolvimento das relações russo-brasileiras é a cooperação ativa no âmbito do agrupamento BRICS. Em 13-14 de novembro de 2019 o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, participou da XI Cúpula do BRICS que foi realizado em Brasília. Em 2020, durante a presidência pro tempore da Rússia no quinteto, a XII Cúpula do BRICS se realizará em São Petersburgo. Espera-se a participação do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Vladimir Putin: Consideramos o Brasil um importante parceiro estratégico. O Brasil é responsável por mais de 30% do comércio entre a Rússia e toda a América Latina.

Hoje no Brasil moram muitos descendentes dos emigrantes russos. Pesquisadores indicam que houve várias ondas de emigração, a partir da segunda metade do século 19, nos anos 1904-1907, após a Revolução de Outubro de 1917 e após a Segunda Guerra Mundial. Em 1952-1965 foram evacuadas da China para o Brasil os staroveri (literalmente, “velhos crentes”, uma comunidade que se recusou a aceitar as reformas da Igreja Ortodoxa Russa no século XVII). Hoje, atua no Brasil o Conselho Coordenador das Organizações dos Compatriotas Russos no Brasil.

Os nossos países são unidos pela paixão por futebol. Várias vezes as seleções nacionais da URSS e Rússia jogaram contra o time brasileiro. As estatísticas dão a vitória aos mestres da bola da seleção verde-amarela.

61 981755922

©2019 por BacuriNotícias. Orgulhosamente criado com Wix.com