• Claudia Godoy

Sérvia planeja imunizar 50% da população em três fases iniciais de vacinação

Por Claudia Godoy

O Governo da Sérvia começou a vacinar a população em dezembro do ano passado. "Até ontem (dia 27) foram vacinados 32.000 pesoas na Sérvia", informou a Chefe de Missão da Embaixada da Sérvia, Jelena Blazevic, acrescentando a declaração do presidente sérvio Aleksandar Vucic anunciando que o povo sérvio esta reagindo muito bem e dando exemplo, pois somente no dia do anúncio de registro para vacinação, em apenas um dia foram registrados 63.000 pessoas para tomar a primera dose. "O objetivo é agilizar ao máximo a vacinação da população", garantiu Blazevic.

Blazevic disse que o governo instalou a sede da vacinação na "Feira de Belgrado", e foram abertos pontos em todas as principais cidades do país.

Foi estabelecido um sistema de monitoramento de cada vacina em estoque, bem como o registro de cada pessoa vacinada nos registros centrais. As pessoas recebem um certificado de vacinação em papel e uma versão eletrônica no portal eHealth. Recebem ainda um lembrete para tomarem a segunda dose via SMS e via correio eletrônico. Entraram em funcionamento portal e call center para manifestar interesse em vacinação.


Blazevic informou que no primeiro dia de vacinação em massa, a primeira-ministra sérvia, Ana Brnabić, destacou que a Sérvia, é um dos primeiros países no mundo que tem vacinação em massa, além de Israel e Emirados Árabes Unidos.


O Instituto de Saúde Pública da Sérvia "Dr Milan Jovanović Batut", que publicou o Plano Operacional para imunização contra Covid-19 na Sérvia em 9 de janeiro de 2021, que prevê três fases que cobririam 50 por cento da população.

O Instituto de Saúde Pública da Sérvia "Dr Milan Jovanović Batut". Foto: divulgação.

FASES DE VACINAÇÃO


Na primeira fase (vacinação disponível para 1-10% da população), estão incluídos os empregados de instituições de saúde com maior risco de desenvolver ou transmitir a infecção, bem como os empregados de asilos e outras instituições de assistência social. Nessa fase, as faixas etárias mais velhas também serão vacinadas. A previsão é que a cobertura de vacinação seja de 60 a 80 por cento dos funcionários dessas categorias.


Na segunda fase (vacinação disponível para 11-20% da população)serão incluídos os grupos de idade mais avançada não contemplados na primeira fase, bem como os funcionários de determinadas instituições importantes para o funcionamento da sociedade. Para a segunda fase, a imunização está planejada com uma cobertura de 10 a 80 por cento.


Na terceira fase (vacinação disponível para 21-50% da população) está prevista a vacinação de cidadãos de 50 a 64 anos, independentemente dos fatores de risco, e menores de 50 anos que apresentem fatores de risco. No total, a terceira fase cobriria cerca de 1.750.000 cidadãos da República da Sérvia.


61 981755922

©2019 por BacuriNotícias. Orgulhosamente criado com Wix.com