• Claudia Godoy

República Tcheca tem os melhores violões do mundo

Com informações da Embaixada da República Tcheca

Muita gente sabe que da República Tcheca tem o cristal da Bohemia e a melhor cerveja Pilsner do mundo.


Mas agora também a empresa FURCH GUITARS, radicada na República Tcheca, produz os melhores violões no mundo inteiro (veja como se tornar representante da empresa no final).

A relação qualidade/preço de violões FURCH supera os instrumentos de marcas como Taylor, Martin, Fender ou Gibson. Agora a empresa FURCH GUITARS exporta violões a 32 países, incluído Estados Unidos, onde existe a maior concorrência.

A história da empresa FURCH GUITARS é fascinante. Para os amantes da guitarra e violão é interessante lembrar que a história do fundador František Furch é muito parecida com a de lutier Paul Reed Smith dos Estados Unidos. Nos anos 80, construía as guitarras em garagem. Uma delas conseguiu apresentar ao guitarrista icônico Carlos Santana que começou a utilizar os instrumentos PRS – Paul Reed Smith.


Igualmente František Furch, ainda nos anos 80, construía violões em garagem em condições improvisadas. Mas acima de todo, ele tinha que esconder produção, que era clandestina. A ditadura comunista na Tchecoslováquia proibia qualquer atividade empresarial.


A chegada da democracia e a economia de mercado em 1989 encontrou František Furch bem preparado e pronto. A partir de 1992 a fábrica, situada na localidade Velké Němčice, República Tcheca, não parou de crescer e sistematicamente aumentou o nível tecnológico dos instrumentos.


Hoje, a FURCH GUITARS oferece 10 linhas de violões em diferentes preços e destinadas para diferentes estilos de música. Principalmente dividem-se em: Red Series, Orange Series, Yellow Series, Green Series, Blue Series, Indigo Series, Violet Series, Rainbow Series.


Violões FURCH estão hoje com músicos muito conhecidos e de nível altíssimo. Um deles é guitarrista Americano Al Di Meola. Meola dedicou-se à exploração de uma grande variedade de estilos, notando-se sobretudo os seus trabalhos de fusão influenciados pela música latina. Por quatro vezes foi considerado o melhor guitarrista do mundo pela revista Guitar Player Magazine A somar à sua profícua carreira solo, envolveu-se em diversas colaborações, donde se destacam Stanley Clarke, Jean-Luc Ponty, John McLaughlin e Paco de Lucía.


Também toca o violão FURCH a famosa cantora de folk Susanne Vega e David Knopfler, o irmão do famoso Mark Knopfler.


Os violões FURCH destacam se sobre todo pela altíssima qualidade de materiais e de fabricação artesanal combinada com as tecnologias mais modernas. Uma delas é

Furch CNR System® (Furch Composite Neck Reinforcement System), em outras palavras a forma como é o braço reforçado e colocado num sistema de compósitos de alta resistência. Isso melhora tanto a estabilidade da entonação do instrumento como a durabilidade e vida útil. Vale a pena ser o proprietário dum de 8000 violões que a FURCH fabrica cada ano.


Como comprar

Agora a empresa FURCH GUITARS procura os representantes e vendedores no Brasil. Os interessados podem contatar o Ministro-Conselheiro da Embaixada Tcheca em Brasília, Senhor Ondrej Kasina: kasina.ondrej@gmail.com