• Claudia Godoy

República Tcheca e Eslováquia inauguram no Senado  exposição sobre Revolução do Veludo

Atualizado: 8 de Nov de 2019

A embaixadora da República Tcheca, Sandra Lang Linkensederova, durante discurso na abertura da exposição no Senado.

Com a presença do vice-presidente do Senado, Antonio Anastasia, do PSDB de São Paulo, da Embaixadora da República Tcheca, Sandra Lang Linkensederová e da Primeira-Conselheira da Embaixada da Eslováquia, Jana Dzanibekova, foi aberta, no Espaço Senado Galeria, a exposição fotográfica “30 anos da Revolução do Veludo”.

A conselheira de Política da embaixada da Eslováquia, Jana Djanibekova, discursa na abertura da exposição, no Senado.

Nos discursos, a Embaixadora e a Primeira-Conselheira destacaram o caráter pacífico do movimento que acabou com o regime comunista na hoje desaparecida Tchecoslováquia, em 1989.

A embaixadora da República Tcheca e a Primeira Conselheira da Eslováquia acompanham os visitantes da exposição no Senado.

Elas ressaltaram, ainda o protagonismo desempenhado no movimento pelos jovens estudantes, que se lançaram às ruas de Praga, Bratislava e outras cidades, desafiando a proibição do governo.

Lembraram igualmente que, quatro anos depois, o país foi dividido, também de forma pacífica e negociada, em República Tcheca e Eslováquia, as quais fazem parte da União Europeia e mantêm um relacionamento de amizade e muita cooperação.

O senador Antonio Anastásia lembra a história de Eslováquia e República Tcheca.

O senador Antonio Anastasia lembrou que a Boêmia e a Morávia (hoje República Tcheca) e a Eslováquia fizeram parte do Império Austro-Húngaro até o surgimento da Tchecoslováquia independente, ao finalizar a Primeira Guerra Mundial. O parlamentar lamentou que o país tenha sido deixado à própria sorte diante das ameaças de Adolf Hitler e tenha sido invadido pelo Exército Alemão em 1939. Meses depois, começa a Segunda Guerra Mundial, com a invasão da Polônia. Acrescentou que após ter passado pelo regime comunista, hoje tchecos e eslovacos vivem num clima de paz e prosperidade econômica.

61 981755922

©2019 por BacuriNotícias. Orgulhosamente criado com Wix.com