• Claudia Godoy

Rússia se prepara para reunião de ministros do BRICS



A reunião dos ministros da Economia e Comércio Exterior do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) está marcada para a próxima quinta-feira (23).


A coordenação entre Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC) iniciou-se de maneira informal em 2006, com reunião de trabalho entre os chanceleres dos quatro países à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Desde então, o acrônimo, criado alguns anos antes pelo mercado financeiro, não mais se limitou a identificar quatro economias emergentes. O BRIC passou a constituir mecanismo de cooperação em áreas que tenham o potencial de gerar resultados concretos aos brasileiros e às populações dos demais integrantes. Em 2011, a África do Sul passou a fazer parte do agrupamento, acrescentando o "S" ao acrônimo, agora BRICS.

No último dia 16, foi realizada a terceira reunião do Grupo de Contato de Assuntos Econômicos e Comerciais do BRICS sob presidência da Diretora do Departamento de Cooperação Econômica Multilateral e Projetos Especiais do Ministério do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Natalia Stapran, no âmbito da presidência russa no agrupamento em 2020. Este foi um passo preparatório para o evento principal.


Os participantes da videoconferência discutiram detalhadamente o projeto do Comunicado Ministerial Conjunto e desenvolveram posições coordenadas a respeito do apoio ao sistema de comércio multilateral, reforma da OMC, combate às restrições unilaterais, aproveitamento do potencial da economia digital, apoio às pequenas e médias empresas, bem como a agenda do desenvolvimento inclusivo e sustentável.



61 981755922

©2019 por BacuriNotícias. Orgulhosamente criado com Wix.com