• Claudia Godoy

Rússia lembra 192 anos de relações diplomáticas com Brasil

Com informações da Embaixada da Rússia

Brasil e Rússia completam hoje 192 anos de estabelecimento das relações diplomáticas, iniciadas em 3 de outubro de 1828.


As relações diplomáticas entre as duas nações foram interrompidas duas vezes: em 1917, depois da Revolução de Outubro (restabelecidas em 1945), e em 1947 por causa do golpe militar no Brasil (restabelecidas em 1961).


O Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer a Federação da Rússia como o sucessor legal da União Soviética (26 de dezembro, 1991).


Desde 1994, as relações bilaterais entre a Rússia e o Brasil são caracterizadas pela dinâmica positiva de contatos políticos a todos os níveis.

Em 1997 foi criada a Comissão Russo-Brasileira de Alto Nível de Cooperação, encabeçada pelo Chefe do Governo da Federação da Rússia e o Vice- Presidente da República Federativa do Brasil.


Ambos os países defendem observância de direitos humanos, valores democráticos, respeito da soberania nacional, primazia do direito internacional, reforma dos institutos da governança econômica e financeira global e consolidação do papel central do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU).


Em 13-14 de novembro de 2019 teve lugar a visita do Presidente da Federaçāo da Rússia, Vladimir Putin, à República Federativa do Brasil, para participar da XI Cúpula do BRICS. Em 13 de novembro o líder russo proferiu um discurso na cerimônia de encerramento do Fórum Empresarial do BRICS. Em 14 de novembro Vladimir Putin participou da reunião dos chefes de estado e de governo dos países do BRICS, bem como da reunião com os membros do Conselho Empresarial do BRICS e os gerentes do Novo Banco de Desenvolvimento. Nas margens da cúpula foram realizadas várias reuniões bilaterais, inclusive com o Presidente do Brasil Jair Bolsonaro.


Nos últimos anos as relações russo-brasileiras vêm ficando cada vez mais compreensivos, incluindo cooperação na área da economia e finanças, energia, defesa, ciência e tecnologia, agricultura, cultura, educação e esporte. Segundo o chefe da diplomacia russa, Sergey Lavrov, a cooperação de parceria entre a Rússia e o Brasil no âmbito da ONU, BRICS, G20 e OMC representa um fator importante da estabilidade global.

61 981755922

©2019 por BacuriNotícias. Orgulhosamente criado com Wix.com