- Claudia Godoy
Paquistão vai fabricar antiviral contra a Covid-19
Por: Escritório Comercial do Paquistão em São Paulo
Uma companhia local paquistanesa vai começar a fabricar o antiviral Remdesivir, droga internacional que é usada com eficiência no tratamento da Covid-19 ( o novo coronavírus). O anúncio foi feito pelo médico dr. Zafar Mirza, na última sexta-feira (22), no Paquistão.
O médico paquistanês Zafar Mirza. Foto: divulgação
A Companhia americana Gilead produziu a droga e comprovou a eficiência do medicamento no tratamento do novo coronavírus. Mirza conversou com a imprensa e informou que o uso da droga reduz a capacidade do vírus em 30%.
A licença para produzir o medicamento, segundo o médico, foi concedida a cinco empresas no mundo. "Entre as cinco empresas que receberam a licença uma delas é paquistanesa. O remédio será disponibilizado depois que for registrado", informou.
Mirza informou, também, que a droga será exportada para 127 países, além de ser comercializada internamente. O Paquistão estará entre os três países do mundo a fabricar e exportar a droga. "Isto é um grande avanço e ótima notícia para pacientes de coronavírus no Paquistão, que aumentam a cada dia, e, a expectativa é que aumente a cada dia mais", disse o médico paquistanês.
O CEO da Ferozsons Laboratories Limited, Osman Klasid Waheed, disse que o foco da empresa é vender a droga por preços mais baixos.
O conselheiro do ministro do Comércio, Têxtil e Investimentos do Paquistão, Abdul Razzak Dawood, informou que este é momento de orgulho para o Paquistão e para a indústria farmacêutica do país. Ele explicou que o foco do governo hoje é diversificar as exportações e isso inclui as farmacêuticas. "Não somente para produzir para o Paquistão mas para outras partes do mundo", afirmou.
O Paquistão tem 37.700 mil pessoas contaminadas pela Covid-19, 1.167 mortos e 17.482 recuperados.