• Claudia Godoy

Páscoa da Eslováquia tem banho gelado e "chicotadas" nas mulheres

Atualizado: 13 de Abr de 2020

A Eslováquia é um país Europeu que na Páscoa tem uma tradição um tanto quanto diferente.

De quinta a segunda, cada dia tem uma tradição diferente, mas a que me chamou atenção é a de segunda-feira "Veľkonočný pondelok".

Neste dia o costume é jogar água nas mulheres e chicotear suas pernas (tá, chicotear talvez não seja a palavra) com uma varinha cheia de fitas.

O objetivo é purificá-las, espantar os males, deixando-as saudáveis, belas e férteis para a Primavera.


E em troca a mulher ainda tem que presentear os homens com ovos decorados, comida ou bebidas álcoolicas.

À primeira vista é uma tradição chocante para mim. Se eu fosse eslovaca eu não sairia de casa neste dia. Mas não adiantaria, pois os próprios pais acordam suas filhas e esposas com baldes d´água.


Bom, se a tradição terminasse por aí tudo bem, mas não... as mulheres não vão levar apenas um banho d´água, elas vão levar váaarios. Os homens passam o dia inteiro visitando t-o-d-a-s as mulheres que conhecem, para jogar-lhes água e "chicotear" as pernas delas...

Em troca as mulheres ainda têm que lhes presentear com ovos decorados, comida ou bebidas álcoolicas.


A origem da tradição é a Natureza, então, a tradição real deve ser a mulher banhar-se em rios ou cachoeiras para purificar. Já o chicote, dizem, "estimula" o fluxo do corpo da mulher.

Se repararmos nas fotos, veremos que muitas mulheres estão sorrindo, afinal, isso acontece desde que nasceram, e vão acontecer sempre, nem as senhoras escapam. Então, elas devem entrar no espírito né?

Nem tanto, a opinião das eslovacas é controversa. Li o depoimento de uma menina dizendo que os homens amam essa tradição, e as mulheres odeiam. Mas no dia seguinte competem com a quantidade de visitas que cada uma recebeu. (!!)


Se repararmos nas fotos, veremos que muitas das mulheres estão sorrindo, afinal, isso acontece desde que nasceram, e vão acontecer sempre, nem as senhoras escapam. Então, elas devem entrar no espírito né?


A origem da tradição é a Natureza, então a tradição real seria a mulher banhar-se em rios ou cachoeiras para se purificar. Já o chicote tem a função de estimular o fluxo do corpo da mulher.

Jogar baldes d´água nas mulheres e ainda ganhar presentes parece machista, os homens não perdem uma oportunidade de sacanear as mulheres.

61 981755922

©2019 por BacuriNotícias. Orgulhosamente criado com Wix.com