• Claudia Godoy

NASA adia para sábado voo para Estação Espacial Internacional



A NASA e a SpaceX adiaram o lançamento marcado para hoje (27) do voo para a Estação Espacial Internacional com os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley devido às condições climáticas desfavoráveis próximo ao Complexo de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida.


Os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley. Foto: NASA

A nave espacial SpaceX Falcon 9 e Crew Dragon se encontra no complexo de lançamento 39A no dia 27 de maio de 2020. Crédito da imagem: NASA TV

A próxima tentativa de lançamento será no próximo sábado. O voo de teste chamado Demo-2, marcaria a primeira vez, em quase uma década, que uma viagem espacial tripulada decolaria de uma plataforma de lançamento nos Estados Unidos — e a primeira vez que uma empresa privada de voos espaciais utiliza seu próprio projeto de foguete e espaçonave para lançar humanos à órbita.


O amanhecer no Complexo de Lançamento. Foto: NASA

“Há anos a SpaceX atua como uma ótima parceira da Nasa, inclusive no reabastecimento da Estação Espacial Internacional e, em breve, no fornecimento de tripulação,” contou Jim Bridenstine, administrador da Nasa, recentemente durante um telefonema com repórteres. “Esse é um momento muito fascinante.”

Devido à atual pandemia da covid-19, a Nasa pede aos espectadores que fiquem em casa e assistam ao evento remotamente. A operação de tentativa de lançamento foi transmitida ao vivo pela Nasa e pela SpaceX.