• Claudia Godoy

México assina com Brasil acordo de livre comércio de veículos pesados e suas peças

Atualizado: 6 de Jul de 2020

O embaixador do México, José Ignacio Piña Rojas, anunciou que Brasil e México chegaram a um novo acordo que garante o livre comércio de veículos pesados, que será progressivamente reduzido entre os dois países até 2023.

O embaixador mexicano discursa: "reconhecimento da política externa do nosso país". Foto: Embassy

Também segundo Rojas, pela quinta vez em sua história, e com o apoio de 187 países, em 17 de junho, o México foi eleito membro do Conselho de Segurança da ONU no período de 2021-2022, o que confirma mais uma vez o reconhecimento da política externa do nosso país.

Rojas disse que a Copa de 70, no México, foi um dos eventos mais memoráveis da história. Foto: Embassy.

O embaixador lembrou, no mês passado, a Copa do Mundo de 70, realizada no estádio Azteca, no qual o Brasil venceu o Tricampeonato e a Taça Jules Rimet. Segundo Rojas, "o campeonato foi um dos eventos mais memoráveis da história do futebol, e, como parte do programa de diplomacia cultural, foram realizadas diversas atividades, às quais participaram as embaixadas mexicanas na Alemanha, Itália, Vaticano, bem como os consulados gerais em Montreal e no Rio de Janeiro".


A exposição comemorativa do 50º aniversário da Copa do Mundo 70 do México, no Espaço Cultural Alfonso Reyes. Fotos: Embassy.

Em junho passado, a Embaixada do México inaugurou a exposição comemorativa do 50º aniversário da Copa do Mundo 70 do México, no Espaço Cultural Alfonso Reyes, "com o qual buscamos destacar a importância do futebol e do esporte como parte da cultura cotidiana, que une povos, independentemente da raça, cultura ou crença religiosa", afirmou o embaixador mexicano.



Veja a íntegra do discurso do embaixador do México, José Ignacio Piña Rojas:

Há 50 anos, em 21 de junho de 1970, a final da Copa do Mundo foi realizada no estádio Azteca, no qual o Brasil venceu o Tricampeonato e a Taça Jules Rimet. Considerando que a Copa do Mundo do

México 70 foi um dos eventos mais

memoráveis da história do futebol, e, como

parte do programa de diplomacia cultural,

foram realizadas diversas atividades, às quais participaram as embaixadas mexicanas na Alemanha, Itália, Vaticano, bem como os consulados gerais em Montreal e no Rio de Janeiro.

Em 19 de junho, inauguramos a exposição

comemorativa do 50º aniversário da Copa do Mundo 70 do México, no Espaço Cultural

Alfonso Reyes, com o qual buscamos destacar a importância do futebol e do esporte como parte da cultura cotidiana, que une povos, independentemente da raça, cultura ou crença religiosa.

Na esfera bilateral, foi anunciado em 25 de junho que o Brasil e o México chegaram a um novo acordo sobre o Sétimo Protocolo Adicional ao Apêndice II do Acordo de

Complementação Econômica nº 55 (ACE 55), através do qual o livre comércio de veículos pesados (caminhões e

ônibus) e suas peças é progressivamente reduzido entre os dois países até 2023.

Pela quinta vez em sua história, e com o apoio de 187 países, em 17 de junho, o México foi eleito membro do Conselho de Segurança da ONU no período de 2021-2022, o que confirma mais uma vez o reconhecimento da política externa do nosso país.

Aproveito este canal para transmitir aos membros da comunidade mexicana que residem neste país uma saudação fraterna e nossos melhores desejos de bem￾estar. Cuidem-se e sigam as recomendações das

autoridades de saúde.


Cordialmente,

José Ignacio Piña Rojas