• Claudia Godoy

Ganha força campanha pelo Nobel da Paz para médicos cubanos

Atualizado: 19 de Jun de 2020


Várias entidades de Solidariedade a Cuba espalhadas pelo mundo lançaram, nesta semana, campanha para a indicação da Brigada Médica Cubana Internacionalista Henry Reeve ao Prêmio Nobel da Paz de 2021. "Dispensa argumentos sobre a importância desse reconhecimento. As brigadas de médicas/os de Cuba já foram em missões humanitárias em praticamente todos os países do hemisfério sul", diz um dos documentos assinado pelo Coletivo das relações internacionais e setor de saúde do MST.


Eles foram, sobretudo, a acontecimentos trágicos, como terremotos no Haiti, à eclosão do ebola na África ( lá perderam dois médicos). E até à Europa para ajudar países no combate à Covid-19 (o novo coronavírus).
Veja um dos documentos:

*Estimadas/os companheiras/os*

As/os médicas/os cubanas/os estão sendo indicados para o *PRÊMIO NOBEL DA PAZ* deste ano.

Dispensa argumentos sobre a importância desse reconhecimento. As brigadas de médicas/os de Cuba já foram a missões humanitárias em praticamente todos os países do Hemisfério Sul. Milhares delas e deles deixaram seu país, suas famílias, suas comodidades e partiram.


E foram, sobretudo, a acontecimentos trágicos, como os terremotos no Haiti, à eclosão do ebola na África e até à Europa, para ajudar países no combate à Covid-19 (o novo coronavírus).

Estiveram no Brasil, com mais de 14 mil médicos/as, ajudando a dar atenção a comunidades interioranas, povos indígenas, quilombolas, assentamentos do Sem Terra, favelas, lugares em que nenhuma médica e nenhum médico brasileiro queria ir.

Por isso, pedimos que cada militante se empenhe, assine a petição e passe na sua rede.

As/os médicas/os cubanas/os são o símbolo da solidariedade internacional entre todos os povos, valor fundamental para reconstruirmos a civilização no post-crise do covid e do capitalismo, que só se guia pelo lucro.

Agradecemos seu empenho,

*Coletivo das relações internacionais e setor de saude do MST*

São paulo, 15 de junho de 2020


https://www.cubanobel.org/assine_a_peticao


https://www.cubanobel.org/firma_la_peticion

61 981755922

©2019 por BacuriNotícias. Orgulhosamente criado com Wix.com