• Claudia Godoy

Fundo russo e Unicef anunciam acordo para fornecer 220 milhões de doses da Sputnik V

Por: Claudia Godoy


O Fundo de Investimentos Diretos da Rússia e a Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, anunciaram hoje a assinatura de um acordo para fornecer 220 milhões de doses da “Sputnik V”. O volume garante a vacinação de duas doses do imunizante para 110 milhões de pessoas.


O acordo deve expandir o acesso e atender à demanda por vacinas em todo o mundo. Os envios para a UNICEF se tornarão possíveis depois que a vacina for adicionada à lista de produtos da Lista de Uso de Emergência da OMS. O fundo russo anunciou seu pedido de registro e pré-qualificação da “Sputnik V” à OMS em outubro de 2020, mas ainda não saiu.


O fundo russo também manterá negociações com a Aliança Global para Vacinas e Imunização (GAVI) para discutir a possibilidade de incluir a “Sputnik V” no portfólio COVAX de vacinas contra o coronavírus.


O COVAX, juntamente com a UNICEF, visa combater a fase aguda da pandemia até o final de 2021, fornecendo acesso rápido e igual a vacinas seguras e eficazes para todos países e territórios, independentemente do nível de renda. Isso garantirá a proteção dos assistentes de saúde e sociais, bem como de outros