• Claudia Godoy

Fórum de Imprensa do BRICS discute o papel da midia e novas tecnologias

Grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o BRICS possui grande peso econômico e político. Reunidas, as economias dos países que formam o bloco possuem 45% da força de trabalho e 42% da população mundial.

Os representantes dos cinco países que formam o BRICS brindam em homenagem ao encontro, em São Paulo.

Os países reúnem 21% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial. É o grupo de mais cresce e tem o maior poder de consumo do mundo.

O ministro e editor-chefe da Agência de Notícias Xinhua, He Ping, destacou a importância dos profissionais de imprensa na integração das nações. Ping fez um discurso na abertura de exposição de fotos que reúne profissionais dos países que formam o bloco, no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista.

Ping elogia a função dos profissionais que produzem imagens e promovem a integração das nações.

O presidente do grupo CMA, José Juan Sanchez, destacou a importância de uma exposição de fotos conjunta dos países que foram o BRICS. "Vocês verão belas imagens feitas para a exposição, que expressam sensibilidade. Uma comunidade para o futuro compartilhado pelo BRICS", discursou Sanchez.

O presidente do Grupo CMA, José Juan Sanchez.

Ele destacou, ainda, a preocupação ecológica e humana da exposição, além da econômica.

"Somente pessoas muito talentosas podem captar isso por meio da sua arte. Esperteza, instantaneidade, aproveitamento do momento, fotógrafo consegue capturar momentos históricos", disse o presidente.