• Claudia Godoy

Exemplo no combate à Covid-19 na África, Marrocos celebra entronização do rei Mohammed VI

A Embaixada do Marrocos celebra, hoje, 21 anos de entronização do rei Mohammed VI com dados positivos sobre o combate ao novo coronavírus na África, que conta com a simbiose entre nação e o trono real.

O Rei Mohammed VI. Foto: reprodução.

Após o alerta global de pandemia e para superar a crise sanitária, foi criado um fundo para dar apoio à economia do país. As contribuições posteriores dos setores público e privado ao fundo triplicaram os recursos disponíveis para atender os efeitos da crise no Marrocos.

O Rei Mohammed VI acaba de lançar o Programa Nacional de Abastecimento com a apresentação do projeto de dessalinização da água. Foto: reprodução

As Forças Armadas marroquinas, sob o comando do rei, também deram a sua contribuição ao combate do novo coronavírus.

O Marrocos doou aos vizinhos mais vulneráveis insumos médicos e material sanitário para auxiliá-los no combate à infecção. Foto: reprodução.

O Exército ofereceu recursos para ajudar na gestão e solidariedade a outros países do continente africano. Senegal e Costa do Marfim mantiveram conversas com o rei Mohammed VI e decidiram adotar medidas comuns para enfrentar a pandemia de Covid-19 na região. O Marrocos doou aos vizinhos mais vulneráveis insumos médicos e material sanitário para auxiliá-los no combate à infecção. Engenheiros marroquinos conseguiram desenvolver tecnologia cem por cento nacional para produzir respiradores e testes.

Em 2019, o Rei Mohammed VI criou uma comissão especial com o intuito de obter um novo modelo de desenvolvimento. A comissão conta com profissionais e acadêmicos com conhecimento nas áreas cultural, econômica, política, ambiental e social. O grupo trabalha para avaliar as reformas no estado e os avanços futuros, em especial no setor agrícola, que é responsável por cerca de 14% do PIB marroquino e é a principal fonte de empregos. O plano marroquino é de duplicar e consolidar as exportações, melhorando os rendimentos do país com a modernização. O Rei Mohammed VI acaba de lançar o Programa Nacional de Abastecimento com a apresentação do projeto de dessalinização da água.