• Claudia Godoy

Estudo aponta melhoria na transparência dos lagos da China

Atualizado: 23 de Jul de 2020

Mais de 70% dos lagos monitorados na China testemunharam melhoria da transparência da água entre 2000 e 2018, o que significa que os lagos do país estão mais cristalinos, apontou o novo estudo.

A pesquisa foi baseada em big data de sensoriamento remoto e foi conduzida conjuntamente por especialistas da China, Itália, Estados Unidos e Grã-Bretanha. Os pesquisadores obtiveram um grande número de imagens de satélite de 2000 a 2018.

Em combinação com medições de campo, eles desenvolveram um novo algoritmo para calcular a transparência da água dos lagos da China.


Duan Hongtao, cientista do Instituto de Geografia e Limnologia de Nanjing, da Academia Chinesa de Ciências, comentou que foram analisados os resultados de monitoramento de 412 lagos chineses.


Os resultados da análise mostraram que a transparência da água dos lagos da China está em ascensão como um todo. De 2000 a 2018, 289 lagos ficaram mais cristalinos, representando 70,15% do total.


"O aumento da profundidade da água, o controle da eutrofização e a restauração da vegetação nas bacias são os três principais fatores para a melhoria da qualidade da água lacustre no país", explicou Duan.


A pesquisa foi publicada recentemente no International Journal of Applied Earth Observation and Geoinformation.

61 981755922

©2019 por BacuriNotícias. Orgulhosamente criado com Wix.com