• Claudia Godoy

Equador e Costa Rica vão pedir extensão da plataforma continental às Nações Unidas

Atualizado: 3 de Ago de 2020


Equador e Costa Rica farão, este ano, pedido às Nações Unidas de extensão da plataforma continental dos Estados costeiros em função de se sentirem ameaçados pela presença de frotas pesqueiras muito próximas às suas reservas ambientais marinhas e de recursos pesqueiros. A informação é do embaixador do Equador, Diego Ribadeneira, em entrevista exclusiva ao portal.

Ribadeneira e as ilhas Galapagos, no Equador. Fotos: reprodução.

"Temos programado extensão permitida pela Convenção do Mar para ter controle das zonas de Reserva Marinha e dos recursos pesqueiros", disse Ribadeneira. Foto: reprodução.

Pelas regras atuais, a plataforma estende-se até a distância máxima de 200 M (370,400 km) medidas a partir das linhas de base adotadas pelo Estado costeiro. Na zona econômica exclusiva, o Estado costeiro tem direitos de soberania para fins de exploração e aproveitamento, conservação e gestão dos recursos naturais, vivos ou não vivos das águas sobrejacentes ao leito do mar, do leito do mar e seu subsolo, e no que se refere a outras atividades com vista à exploração e aproveitamento da área para fins econômicos, como a produção de energia a partir da água, das correntes e dos ventos.

As ilhas de Galapagos, no Equador, são patrimônio da humanidade e protegidas pela Unesco desde 1984. Por lá, são vistas as famosas tartarugas gigantes, iguanas marinhas, entre outras. Foto: Wikipedia.

"Temos programado extensão permitida pela Convenção do Mar para ter controle das zonas de Reserva Marinha e dos recursos pesqueiros", disse Ribadeneira.


Uma frota de 260 navios, a maior parte deles chineses, se aproximou da zona econômica exclusiva da ilha de Galapagos nesta semana. "A presença da frota está colocando em perigo os recursos pesqueiros do Equador e dos demais países do Pacífico na região. O problema é grande e o Equador está em consulta com os países do Pacífico Sul para buscar solução", disse os diplomata, acrescentando que o governo equatoriano enviou mensagem ao governo chinês com o intuito de exigir maior controle dos pescadores chineses na região.


As ilhas de Galapagos, no Equador, são patrimônio da humanidade e protegidas pela Unesco desde 1984. Por lá, são vistas as famosas tartarugas gigantes, iguanas marinhas, entre outras. A Ilha do Coco é uma ilha costa-riquenha situada no Oceano Pacífico, a 532 km a sudoeste do litoral sul da Costa Rica.

A Ilha do Coco é uma ilha costa-riquenha. Foto: Wikipedia.

O arquipélago equatoriano recebeu este nome devido às gigantescas tartarugas Galápagos que vivem ali e serviu de laboratório natural para o cientista inglês Charles Darwin, autor da teoria sobre a evolução das espécies.

A região é o lar de um dos ecossistemas marinhos mais ricos e único do mundo.

As ilhas também funcionam como berçário para inúmeras espécies. 





61 981755922

©2019 por BacuriNotícias. Orgulhosamente criado com Wix.com