• Claudia Godoy

Embaixador dos EUA participa de discussão online promovida por Apex e Atlantic Council

Com informações da Apex-Brasil

A Apex-Brasil e o Atlantic Council realizam neste momento o Webinar “The Next Phase of The US-Brazil Economic Relationship – Bilateral Perspectives”. Durante o evento, o Embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, e o Encarregado de Negócios da Embaixada do Brasil em Washington, Nestor Forster, apresentam sua visão sobre o futuro do relacionamento bilateral e as prioridades para 2020 e 2021. São debatidas também as possibilidades de aprofundamento das relações comerciais e de investimentos.

A abertura do webinar feita por Adrienne Arsht, diretora da Latin America Center do Atlantic Council, Jason Marczak, e pelo Gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Apex-Brasil, Gerson Menandro. O debate é mediado pela diretora do Atlantic Council, Roberta Braga, com comentários finais da CEO da AmCham-Brasil, Deborah Vieiras. O evento marcará, também, o lançamento da versão em português do relatório “Brasil-EUA Comércio e Investimentos: Aprimorando a Relação Bilateral Econômica”, cuja versão em inglês foi divulgada em março deste ano.


Diálogo

A COVID-19 vem trazendo consequências profundas para a economia mundial, que enfrenta o desafio de acelerar o comércio, investimentos e a modernização das cadeias de suprimentos. Estados Unidos e o Brasil têm avançado nos diálogos comerciais. Os dois países anunciaram, no dia 16 de abril de 2020, a implementação continuada de uma agenda econômica e comercial que se baseia em uma robusta agenda de trabalho.


A proposta do webinar é discutir esse relacionamento e questões sobre como o comércio e investimentos mais fortes podem ajudar os dois países a enfrentar as repercussões da COVID-19. Ou ainda, como a conclusão de um acordo de regras comerciais e transparência, incluindo facilitação do comércio, comércio digital e boas práticas regulatórias, pode posicionar tanto Brasil quanto Estados Unidos na adaptação às mudanças na economia mundial. As apresentações do webinar são feitas em inglês.