• Claudia Godoy

Embaixador do Azerbaijão: língua azeri tem alfabeto latino para a escrita

Por: Claudia Godoy

O Azerbaijão, país transcontinental que se estende da Ásia à Europa, é a maior economia do Cáucaso. Muito distante do Brasil, o Azerbaijão usa o alfabeto latino para a escrita. A língua azeri é a oficial do Azerbaijão, porém também é falada por 16 milhões de pessoas ao redor do mundo. O embaixador do Azerbaijão, Elkhan Polukhov, explica que o azeri é falado também no Irã, no Daguestão do Norte ( na Rússia ), parcialmente na Geórgia e na Turquia, além de contar com a diáspora azeri ao redor do mundo. "A língua azeri faz parte da família túrquica, que possui uma longa história. Hoje, o Azerbaijão usa o alfabeto latino para escrita e, além da língua azeri, temos escolas no Azerbaijão cujo idioma é russo, georgiano ou outras minorias, porém a maioria do país fala azeri", informou o embaixador azeri, acrescentando que "a taxa de alfabetização do Azerbaijão é 99,99% e o povo é capaz de ler e escrever. Além disso, a língua azeri também era usada na era antiga e medieval para escrever belas obras de literatura e poesia (...)".

O embaixador do Azerbaijão, Elkhan Polukhov.

Os vestígios mais antigos apontam humanos no território do Azerbaijão ainda na Idade da Pedra. No século 9, os citas pastores nômades iranianos se assentaram na região. Depois deles, os medos, um reino de origem ariana que havia migrado da Ásia Central, foi incorporado ao Império Aquemênida, por volta de 550 anos aC. A região do Azerbaijão já foi também parte dos impérios de Alexandre, o Grande, e Selêucida.


O Azerbaijão tem fronteiras com a Armênia, o Irã, a Geórgia, a Rússia e a Turquia. Um litoral de mais de 800 quilômetros, vastas planícies, Mar Cáspio, rios, lagos, vulcões de lama e cordilheiras. O clima azeri é subtropical árido, com verões quentes e invernos temperados. Tem neve apenas nas áreas altas e montanhosas.




61 981755922

©2019 por BacuriNotícias. Orgulhosamente criado com Wix.com