• Claudia Godoy

Embaixador da China quer incrementar cooperação com Nordeste


O embaixador da China, Yang Wanming, disse hoje (17) que pretende visitar o Nordeste assim que a pandemia de Covid-19 passar com o intuito de intensificar a cooperação com a região. "No momento mais difícil da pandemia de Covid-19, recebemos a parceria do Nordeste e da sociedade brasileira ", disse o diplomata, acrescentando que a China está à disposição do Nordeste para a cooperação. "O povo brasileiro pode contribuir com a China para vencer a Covid-19 ", afirmou Wanming.


O embaixador chinês fez a declaração durante videoconferência em celebração aos 46 anos de relações diplomáticas com o Brasil e Dia Nacional da Imigração Chinesa ao Brasil. A revista Nordeste, edição especial de Amizade China-Brasil, também foi lançada em homenagem à data.


O embaixador da China durante videoconferência com os governadores do Ceará, Camilo Santana, do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, do Piauí, Wellington Dias, além da vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, e da vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano.

Durante a videoconferência, o embaixador fez um balanço da ajuda humanitária oferecida pela China ao Brasil em função da pandemia de Covid-19. Mas também agradeceu a solidariedade brasileira nos momentos mais difíceis da pandemia. "No momento mais difícil, recebemos parceria do Nordeste e da sociedade brasileira", disse o embaixador chinês. De acordo com ele, a China já doou ao Brasil respiradores, máquinas de tomografia e roupas hospitalares no valor total de R$ 40 milhões. "Fizemos mais de 10 videoconferências com médicos para auxiliar o Brasil. Foram 39 voos fretados para trazer equipamento médico de ajuda ", informou o diplomata.

A cônsul-geral da China no Recife, Yan Yuqing, também participou do encontro para celebrar os 46 anos de relações diplomáticas China/Brasil. "Objetivo da reunião é mostrar o resultado e melhorar as relações dos dois países", disse Yuqing.

A vice-governadora de Pernambuco lembrou a balança comercial Brasil/China favorável e o aumento de 19% nas exportações brasileiras no ano passado graças às vendas para os chineses. Santos destacou a importância da chegada dos 107 migrantes chineses ao país, vindos de Lisboa, para plantar chá e construir uma ferrovia no Rio de Janeiro. "Elevou a parceria estratégica com estabelecimento de relações diplomáticas", disse a vice-governadora.

O deputado Fausto Pinato (PP-SP) também estava presente no encontro virtual e destacou a complementaridade da parceria comercial do Brasil com a China. Ele lembrou o desafio global com a Covid-19 e disse que a ideologia não se sobrepõe aos interesses do país. "Mesmo que tenhamos de enfrentar




61 981755922

©2019 por BacuriNotícias. Orgulhosamente criado com Wix.com