• Claudia Godoy

Embaixada dos Estados Unidos envia mais 50 alunos das escolas públicas para intercâmbio 

Esta é a 18 edição do Programa Jovens Embaixadores, que é um intercâmbio de três semanas patrocinado pela Embaixada e consulados dos Estados Unidos, mas que conta também com a participação da iniciativa privada e do governo.

Os estudantes receberam treinamento de preparação para a viagem em Brasília, antes de partir. Foto: Claudia Godoy.

Os estudantes chegaram a Brasília no dia 6 de janeiro para receber orientação para a viagem, além de visto. Eles tiveram, ainda, um encontro com o Encarregado de Negócios da embaixada norte-americana, William Popp. Os selecionados são do ensino médio da rede pública brasileira e têm de 15 a 18 anos, excelência acadêmica, conhecimento da língua inglesa e estão engajados em iniciativas de empreendedorismo social.

Ana Claudia, 18 anos, estudante de Campo Grande, é uma das alunas que irá para os EUA. Será a primeira viagem internacional dela. "Estou muito animada porque irei participar de um projeto que poderá melhorar os serviços oferecidos na minha comunidade", disse Ana.

A estudante Ana Claudia, 18 anos, é de Campo Grande e sonha em aplicar no Brasil o conhecimento que adquirir nos Estados Unidos. Foto: Claudia Godoy.

Já o Kaio de Sousa Ribeiro, vive em Santa Maria, cidade distante cerca de 40 quilômetros de Brasília, e participou do programa no ano passado. Ele hoje cursa Letras, na Universidade de Brasília. Ribeiro disse que o intercâmbio foi transformador em sua vida. "Foi transformador não só culturalmente, mas por tudo o que aprendemos lá. Influenciou a minha vida no sentido de que agora sei que posso fazer muito mais coisas", disse ele, que este ano participou da preparação do grupo que foi para os EUA.

Kaio de Sousa Ribeiro viajou aos Estados Unidos, no ano passado, pelo Programa Jovens Embaixadores. "Transformadora", disse. Foto: Claudia Godoy.

O intercâmbio acontece de 10 a 29 de janeiro com uma programação exclusivamente voltada para o desenvolvimento do empreendedorismo social.

No último dia 10, os estudantes embarcaram para a capital dos EUA, Washington D.C. Depois, seguiram em grupos menores para quatro diferentes cidades americanas: Reno (Nevada), Tulsa (Oklahoma), Seattle (Washington), Raleigh (Carolina do Norte), onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias.

O grupo completo conta com 50 alunos. Foto: Claudia Godoy.

Durante essas três semanas, o grupo participará de reuniões com autoridades do governo dos EUA, de atividades como oficinas sobre liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social e, como representantes da juventude brasileira nos EUA, farão também apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo. No final da viagem, eles apresentarão planos de ação na área empreendedorismo que serão implementados em suas comunidades após o retorno ao Brasil.

61 981755922

©2019 por BacuriNotícias. Orgulhosamente criado com Wix.com