• Claudia Godoy

Embaixada da Suécia celebra Dia Nacional com show virtual por causa da pandemia

Por: Claudia Godoy

A embaixada da Suécia celebrou, neste início de mês, o Dia Nacional com show virtual que contou com música, dança, cultos religiosos e discursos da embaixadora sueca, do cônsul e do vice-cônsul do país escandinavo. Johanna Brismar lembrou que não poderia fazer festa presencial, este ano, em função da pandemia, mas convidou a todos a celebrar a data.

O dia 7 de junho é celebrado pelos suecos em memória da eleição de Gustavo Vasa como rei da Suécia, pelo Parlamento em 1523, e igualmente da promulgação da Constituição de 1809. Até 1982, este dia era designado de Dia da Bandeira sueca


Em 1768, o cientista Daniel Solander, discípulo de Carl von Linné, teria sido o primeiro sueco conhecido a chegar ao Brasil.


As relações entre o Brasil e a Suécia são arraigadas pelos laços familiares entre as famílias reais brasileiras e suecas e na emigração sueca para o Brasil no final do século XIX. A esposa do Rei Óscar I da Suécia e da Noruega, rainha Josefina (de Leuchtenberg), era irmã da Imperatriz Amélia (de Leuchtenberg), esposa do Imperador Pedro I. Na Igreja de Riddarholmen em Estocolmo, onde estão sepultados muitos reis suecos, há placas comemorativas dos Imperadores Pedro I e Pedro II, bem como do presidente Epitácio Pessoa (que receberam a Ordem Real dos Serafins).


As relações diplomáticas entre o Brasil e a Suécia foram estabelecidas em 1826. Os primeiros emigrantes suecos chegaram ao Brasil em 1890, e em 1909 foi iniciada a primeira linha marítima entre os dois países.


Provavelmente, a maior concentração de imigrantes suecos no Brasil está localizada na área de Missões, no sul do Estado do Rio Grande do Sul, para onde, no final do século 19, cerca de 200 famílias suecas se mudaram.


Exemplos dessa imigração é a Casa Karlson (Casa Sueca) em Guarani das Missões, a Svenska Kulturhuset no bairro da Linha Jansen (Farroupilha, RS), e a Missão de Örebro em Venâncio Aires, RS. Os grupos culturais suecos incluem o balé Svenska Danser de Ijuí e o Ballet Patrícia Johnson de Bento Gonçalves.