• Claudia Godoy

Embaixada da República Tcheca cria projeto para reciclagem de pilhas


Por: embaixada da República Tcheca

Gostaríamos de apresentar um pequeno projeto ecológico criado em colaboração com as empresas locais especializadas em reciclagem. O projeto está focado no processamento ecológico de pilhas usadas, já que no Distrito Federal existem apenas poucos pontos de coleta deste material residual.

A partir do dia 5 de maio de 2021 decidimos instalar um ponto de coleta de pilhas usadas (pilhas tipo AA, AAA, C, D, 9V(E), CR2032 e semelhantes) na portaria da nossa embaixada no endereço: SES 805, Asa Sul, Brasília-DF.

Este ponto está disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano para todas as outras embaixadas e organismos internacionas com sede em Brasília e também para o público brasiliense em geral. As pilhas usadas serão entregues para o processamento ecológico posterior.


Na República Tcheca atualmente existem mais que 22 mil pontos de coleta de pilhas e baterias. As caixas para coleta de pilhas usadas encontram-se em quase todas as lojas de eletrodomésticos e nos supermercados. As lojas que vendem pilhas são até obrigadas por Lei a manter esses pontos de coleta. 56 % de pilhas e baterias usadas são processadas na República Tcheca. O resto é processado no exterior: na Polónia (36 %), Alemanha (5 %), Suécia (2 %) e Espanha (1 %).


Agradecemos a todos que desejem participar dessa nossa iniciativa ecológica!

Por favor, ajudem à Embaixada Tcheca a proteger o nosso meio ambiente!