• Claudia Godoy

Embaixada da Rússia lembra Batalha de Stalingrado

Com informações da Embaixada da Rússia

A Batalha de Stalingrado foi a maior batalha travada durante a Segunda Guerra Mundial. O esforço gigantesco realizado pelo povo soviético e o esgotamento da força dos exércitos alemães resultaram em uma vitória fundamental da URSS para o destino do conflito.

No verão de 1942 Hitler mandou tropas para o sul da URSS.

Planejava conquistar os campos petrolíferos do Cáucaso cortando assim o abastecimento do Exercito Vermelho e destruir a cidade que levava o nome do seu inimigo.

Os defensores da cidade de Stalingrado conseguiram resistir a 4 assaltos, pois desde setembro de 1942 as unidades mecanizadas nazistas estiveram pressionando sem parar as posições das tropas soviéticas da região, com a artilharia varrendo da face da terra bairros inteiros.Contudo, nunca chegaram a tomar o cais do rio Volga e a parte central da cidade, apesar de terem cinco vezes mais forças e poder de fogo.

A contraofensiva se realizou entre 19 de novembro de 1942 e 2 de fevereiro de 1943, terminando com o cerco e a liquidação do agrupamento alemão de 300 milhares de homens comandado por Friedrich Paulus.

Foi nas ruas queimadas e ensanguentadas de Stalingrado que o povo sovietico quebrou a espinha dorsal da máquina de guerra de Hitler. A Alemanha e seus aliados presenciaram a perda de até 850.000 de seus soldados – mortos em batalha, feridos e capturados. O Exército Vermelho pagou um preço mais alto – 1,1 milhão de baixas.

As perdas de civis também foram graves; milhares de pessoas morreram sob bombardeios impiedosos, de doenças e fome, ou nas mãos dos invasores. Em 1943, uma comissão especial do Estado que investigava crimes nazistas na região relatou que 38.554 cidadãos da região de Stalingrado foram deliberadamente mortos ou torturados até a morte pelas forças de ocupação, enquanto 42.797 morreram em bombardeios e 64.224 foram levados para a Alemanha para trabalho escravo.

Stalingrado, que foi renomeada Volgogrado em 1960, está repleta de memórias da batalha. O Museu Stalingrado é uma das exposições mais visitadas na Rússia. 200 degraus na colina de Mamaev Kurgan simbolizam 200 dias e noites da batalha por Stalingrado.

61 981755922

©2019 por BacuriNotícias. Orgulhosamente criado com Wix.com