• Claudia Godoy

Nesta sexta-feira (25), embaixada da Eslovênia celebra 30 anos de Independência

Por: Claudia Godoy

A Embaixada da Eslovênia celebra nesta sexta-feira (25) os 30 anos de independência. Por causa da pandemia de covid, a festa eslovena, este ano, terá eventos virtuais. O embaixador da Eslovênia, Gorazd Rencelj, ressaltou o orgulho que sente por celebrar a independência de seu país. "É importante para a embaixada contar com o forte engajamento da comunidade eslovena e outros amigos do Brasil", lembrou ele em entrevista exclusiva para o Bacuri Notícias e para a Rádio Riacho FM.

O embaixador da Eslovênia, Gorazd Rencelj. Foto: Twitter.


As cores eslovenas vão iluminar os principais monumentos de São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Rencelj destacou também a importância da comunidade eslovena no Brasil. "Felizes em compartilhar esse momento com os eslovenos e amigos de todo o Brasil. Sua voz foi fundamental quando a Eslovênia lutava por reconhecimento internacional. Seu papel continua inestimável", disse Rencelj.


Os primeiros eslovenos chegaram ao Brasil no século XIX. A maioria veio para trabalhar nas lavouras de café de São Paulo, onde muitos Eslovênia vivem até hoje. Também há comunidade eslovena em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador.