• Claudia Godoy

Embaixada da China diz estar disposta a estreitar cooperação com Brasil

O embaixador da China, Yang Wanming, conversou nesta quarta-feira (20) com os ministros da Agricultura, Tereza Cristina, e das Comunicações, Fábio Faria, por telefone.

Wanming (foto) conversou com os dois sobre cooperação em áreas relacionadas. Disse que os chineses estão dispostos a dialogar sobre a cooperação em áreas relacionadas entre os dois países.

"A China está disposta a trabalhar com o Brasil para estreitar a cooperação mutuamente benéfica", informou a embaixada chinesa.

A China respondeu por 40% das exportações agrícolas brasileiras no primeiro semestre do ano passado, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura. De janeiro a junho de 2020 foram gerados US$ 20,5 bilhões com as vendas de produtos agrícolas para os chineses. "Em 2020 a participação da China nas exportações do agro foi recorde", destaca o relatório.


No campo das Comunicações, a gigante chinesa Huawei tem pleiteado ser fornecedora de equipamentos para as futuras redes de tecnologia 5G no Brasil.