• Claudia Godoy

Embaixada da Áustria convida para documentário sobre arquiteta austríaca inventora dos embutidos

Com informações da Embaixada da Áustria

Conheça a história da arquiteta que inventou a cozinha embutida - e ajudou a salvar várias vidas durante a Segunda Guerra Mundial.

A Embaixada da Áustria e o Centro Austríaco convidam para a exibição de um documentário sobre Margarete Schütte-Lihotzky - disponível até agora dia 20 de dezembro de 2020. @https://www.youtube.com/channel/UCEHzbwrDuxelYKF7LxHkyCA.


Como parte do projeto da Nova Frankfurt, Margarete criou o conceito da Cozinha de Frankfurt, em 1926. Era um protótipo de uma cozinha planejada e com móveis embutidos que hoje é o modelo padrão das cozinhas do Ocidente. Com base em pesquisas, Margarete usou como modelo o vagão restaurante dos trens para criar o que ela chamou de "laboratório da dona de casa", onde usaria um espaço mínimo para oferecer o máximo de conforto e de equipamentos. O conselho da cidade de Frankfurt instalou dez mil unidades pré-fabricadas desta cozinha em todas as unidades residenciais construídas para a classe trabalhadora alemã.


Você ficariam chocados de saber que antes de conceber a ideia da Cozinha de Frankfurt, em 1926, eu nunca tinha cozinhado na vida. Na nossa casa em Viena era minha mãe que cozinhava e em Frankfurt eu sempre comia no [restaurante] Wirthaus. Criei a cozinha como uma arquiteta, não uma dona de casa.


Antes do projeto de Margarete, a cozinha não era um lugar frequentado pela família, sendo um lugar restrito aos empregados e às mulheres, com pouca ou nenhuma funcionalidade e até alguns perigos, como os fogões à lenha e a gás. O projeto de Margarete trouxe não apenas funcionalidade à cozinha, mas também tornou o espaço uma parte importante das residências, um local de convivência social e de lazer, para se cozinhar e servir bem às pessoas. A ideia era que esta nova mulher que trabalhava e cuidava da casa tivesse tudo à mão, acessível, planejado, sem desperdício de espaço, contando com uma boa divisão de armários e proporção dos elementos. O jogo de luzes, os materiais e as cores valorizariam o ambiente, trazendo uma sensação de conforto e bem-estar.

61 981755922

©2019 por BacuriNotícias. Orgulhosamente criado com Wix.com