• Claudia Godoy

Depois de gravação de Guedes, Wanming diz que agora diálogo é fluído com chanceler brasileiro

Por: Claudia Godoy

O embaixador da China, Yang Wanming, disse há pouco que recebeu telefonema nesta manhã do ministro das Relações Exteriores, Carlos França. O diplomata chinês informou que os dois discutiram sobre a parceria pelas vacinas contra a covid e também a respeito do atual ambiente saudável entre as duas nações. "Agora com diálogo fluido e produtivo com o Itamaraty", ressaltou Wanming. Foi durante reunião virtual do Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais).


O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira, 27, durante reunião com outros membros do governo, sem saber que era gravado, que "o chinês" criou a covid e ainda produziu vacinas de eficácia mais baixa do que aquelas desenvolvidas por farmacêuticas dos EUA.


Logo depois, o embaixador da China respondeu a declaração de Guedes: "Até o momento, a China é o principal fornecedor das vacinas e os insumos ao Brasil, que respondem por 95% do total recebido pelo Brasil e são suficientes para cobrir 60% dos grupos prioritários na fase emergencial. A Coronavac representa 84% das vacinas aplicadas no Brasil".