• Claudia Godoy

Dayo destaca importância da globalização no processo de integração dos países

O embaixador do Paquistão, Ahmad Hussain Dayo, destacou a importância da globalização no processo de integração entre os países. "Vocês estão nos conhecendo por causa da globalização", destacou o embaixador, acrescentando que graças à integração mundial os países podem hoje compartilhar solidariedade em torno dos problemas comuns. A declaração ocorreu durante apresentação à imprensa, no último dia 4, em Brasília. O diplomata assumiu a função em setembro do ano passado, vindo de cargos na Finlândia e Suécia.

Dayo aproveitou o encontro com a imprensa para expressar o apoio à luta do povo da Caxemira pelo direito à autodeterminação, movimento já amparado por resoluções das Nações Unidas.

A Caxemira é uma região localizada no extremo noroeste do subcontinente indiano, hoje dividida entre a Índia, o Paquistão e a China. A região é de maioria muçulmana, mas está sob controle da Índia, que é hindu.

O Dia 5 é lembrado como o de Solidariedade à Caxemira. Foto: divulgação.
O primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan (de branco), e o presidente, Arif Alvi (de preto), também publicaram notas que lembram a luta dos caxemires à autodeterminação.

Eles destacaram a luta do subcontinente sob controle indiano que é disputado desde 1947, com o fim da colonização britânica. Os dois líderes paquistaneses denunciaram que os caxemires estão submetidos a cerco militar e bloqueio das comunicações desde 2019 com o intuito indiano de aumentar a presença estrangeira na região.


A Assembleia do Estado de Nova York aprovou neste mês resolução que criou o 5 de fevereiro como o Dia da Caxemira.