• Claudia Godoy

Comércio entre Brasil e República Tcheca cresce 45% de 2018 a 2019

A embaixadora da República Tcheca, Sandra Linkensederova (à direita de vermelho), destacou durante discurso, na recepção oferecida em função da data nacional, as boas relações diplomáticas de seu país com o Brasil. "No último ano, no entanto, as nossas relações foram superiores", disse a diplomata. Os chefes de Governo das duas nações se encontraram, assim como os chanceleres. Além disso, o secretário de Estado tcheco visitou o país.

A embaixada da República Tcheca celebrou a data nacional no último dia 24, no Clube do Exército, com diplomatas, políticos e jornalistas.

O diretor do Departamento de Europa do Ministério das Relações Exteriores, Carlos Perez (foto maior), lembrou que o Brasil é o principal sócio da República Tcheca na América Latina. "De 2018 a 2019 o intercâmbio comercial entre Brasil e República Tcheca cresceu 45%", disse Perez.

Os dois paises assinaram acordos nas áreas de indústria, tecnologia e inovação. "Ciência, tecnologia e inovação são os pilares da prosperidade de qualquer país que quer ter futuro", disse Linkensederova.

Várias autoridades estavam presentes, como embaixadores, jornalistas e políticos, como o deputado federal do PSL, Eduardo Bolsonaro, atual líder do partido.