• Claudia Godoy

China e EUA na luta pela conquista de Marte, o Planeta Vermelho

Atualizado: 18 de Jul de 2020



Com informações das embaixadas da China e dos EUA

China e Estados Unidos anunciaram, nesta semana, missões de exploração de Marte, o Planeta Vermelho. Marte é o quarto planeta mais próximo do Sol e o segundo menor planeta do sistema solar, depois de Mercúrio, sendo consideravelmente menor que o planeta Terra.

Apresenta uma coloração avermelhada, pela presença de óxido de ferro na sua superfície. Por isso, recebeu o nome de Marte, em homenagem ao deus romano da guerra.

O veículo Curiosity, que está em solo marciano já há sete anos. Foto: NASA

Aqui no planeta Terra, o foguete transportador Longa Marcha 5 chegou à sua plataforma de lançamento para lançar em órbita a sonda chinesa de exploração marciana Tianwen-1, a partir do Centro de Lançamento Espacial de Wenchang, na província de Hainan, em 17 de julho de 2020.

O foguete chinês. Foto: Embaixada da China
A plataforma de lançamento por outro ângulo. Foto: Embaixada da China.

No dia 30/7, informou a embaixada dos Estados Unidos, a agência espacial americana lançará a missão Mars 2020, com um novo veículo de exploração, o Rover Perseverance.

Ele irá estudar a geologia e buscar por sinais de vida antiga no Planeta Vermelho.

O veículo Curiosity, que está em solo marciano já há sete anos, já enviou várias fotos do planeta vermelho que foram divulgadas pela NASA.

À esquerda, o veículo em sua chegada a Marte; à direita, o Curiosity atualmente
O veículo pousou em Marte em 6 de agosto de 2012.