• Claudia Godoy

BRICS realizam cúpula por videoconferência em novembro

A 12º Cúpula do BRICS será realizada em 17 de novembro de 2020, por videoconferência. O tema da reunião será "Parceria do BRICS para a Estabilidade Global, Segurança Comum e Crescimento Inovador".

O principal objetivo da presidência rotativa da Rússia no agrupamento, bem como de toda a cooperação multidimensional do BRICS, é aumentar a qualidade de vida dos povos dos países-membros.

Neste ano os países do quinteto continuaram a estreita cooperação estratégica em três áreas principais: política e segurança, economia e finanças, cultura e contatos interpessoais. Conselheiro do Presidente da Rússia, secretário responsável do Comité Organizador das presidências russas no BRICS e na OCX em 2019-2020, Anton Kobyakov, afiemou que apesar da atual situação com a disseminação da COVID-19 no mundo, um trabalho coerente está sendo feito no âmbito da presidência russa no BRICS.


Desde janeiro de 2020 foram realizados mais de 60 eventos, inclusive por videoconferência. A cúpula do BRICS será o evento central da presidência da Rússia e dará mais um impulso ao nosso trabalho conjunto com os nossos parceiros para continuar desenvolvendo a cooperação que visa assegurar o bem-estar dos nossos países.