• Claudia Godoy

Brasil lançará mais um satélite nacional desenvolvido pelo INPE

O Brasil lançará, em 28 de fevereiro deste ano, mais um satélite, desenvolvido em território nacional por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ele se chama Amazonia 1 e tem como meta monitorar o desmatamento no Brasil. O lançamento será na base de Sriharikota, na Índia.

O evento se dá aproximadamente um ano e meio após os conflitos envolvendo o INPE e o governo Bolsonaro.

O diretor do instituto, Ricardo Galvão, foi exonerado pelo presidente depois da divulgação de um relatório que revelou um aumento de 88% nos índices de desmatamento da Amazônia em junho de 2019, em comparado a 2018.


A proposta inovadora do Amazonia 1 não surgiu agora. O projeto se iniciou nos anos 2000, especialmente em um contexto de alta orçamentária no Inpe, conforme noticiado pelo National Geographic Channel. Naquela época, o orçamento do instituto, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia & Inovação, passava de R$ 100 milhões em 2003 para R$ 200 milhões em 2004.


As últimas notícias envolvendo o investimento em projetos do INPE não são tão animadoras. Na última semana, o anúncio da suspensão do trabalho de 107 bolsistas do Inpe por falta de verba assustou os pesquisadores, especialmente porque o corte afetava diretamente profissionais que estão atuando no lançamento do satélite brasileiro. surpresa e falou que revogaria a decisão.

61 981755922

©2019 por BacuriNotícias. Orgulhosamente criado com Wix.com