• Claudia Godoy

Akopov visita União Química, empresa que produz Sputnik V no Brasil

Com informações da Embaixada da Rússia

Hoje, em 25 de janeiro, o Embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov, visitou a empresa brasileira União Química Farmacêutica Nacional, onde se encontrou com o Presidente da União Química, Fernando Marques, e o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

A União Química apresentou para os participantes os evento as realizações da empresa na área de produção farmacêutica e biotecnológica, bem como informou sobre o desenvolvimento da cooperação russo-brasileira no desenvolvimento e produção da vacina Sputnik V.

Os participantes também conheceram a fábrica Bthek, parte do grupo da União Química, que será a principal base industrial para a produção do IFA (ingrediente farmacêutico ativo) da Sputnik V no Brasil.


A União Química é parceiro do Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (RDIF) na produção da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya. O acordo de transferência de tecnologia, fechado entre o RDIF e a União Química, prevê a organização de uma completa cadeia de produção do imunizante, inclusive do IFA, no território brasileiro.


Os lotes piloto da vacina já estão sendo produzidos pela União Química desde janeiro de 2021. A previsão da administração da empresa é que que a produção mensal atingirá 8 milhões de doses por mês em março-abril de 2021.


A Sputnik V é a primeira vacina no mundo registrada pelo Ministério da Saúde da Federação da Rússia em 11 de agosto de 2020.

61 981755922

©2019 por BacuriNotícias. Orgulhosamente criado com Wix.com