• Claudia Godoy

8° maior exportador de tâmaras do mundo, Paquistão quer ampliar vendas da fruta


O Paquistão é o 8° maior exportador, o 6ª em produção e o 5ª em área de produção de tâmaras no mundo.

A fruta da tamareira é a terceira maior safra de horticultura do Paquistão, cultivada nas quatro províncias em 99 mil hectares, com produção anual de cerca de 540.000 toneladas.

Os principais mercados de exportação das tâmaras paquistanesas são Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Nepal, Índia, Bangladesh, Cingapura, Omã e Tailândia.


Existem quatro grandes grupos de produção de tâmaras no Paquistão, nomeadamente em Sukkur e Khairpur em Sindh; Turbat e Panjgur no Baluchistão; Muzaffargarh, Jhang, Multan, Bahawalpur e D.G Khan em Punjab e Dera Ismail Khan em Khyber Pakhtunkhwa.


A Autoridade de Desenvolvimento Comercial do Paquistão – TDAP - é a principal organização de promoção comercial com mandato para desenvolver e promover produtos e serviços do país nos mercados internacionais.


 A TDAP implementa políticas e diretrizes do Governo Federal e de seu Conselho de Administração para melhorar, promoção e facilitação do comércio.


A TDAP apóia e facilita negócios por meio de informações mais recentes e iniciativas de capacitação para aumentar e melhorar sua influência no comércio internacional.


Para atingir seus objetivos, a TDAP organiza e participa de feiras comerciais locais e internacionais, no país exposições específicas, delegações comerciais, realiza seminários e organiza contatos e troca de informações eventos tanto fisicamente como em plataformas digitais.


Esta publicação faz parte dos esforços da TDAP para compartilhar detalhes e apresentar os produtos e serviços do Paquistão em mercados internacionais.


O Paquistão produz um número enorme de variedades de tamareiras e muitas variedades têm potencial para serem exportadas na forma fresca ou seca.

Existem mais de 300 espécies de tâmaras cultivadas no Paquistão, dentre as variedades mais populares e comercialmente viáveis são:

As table fruit são as tâmaras frescas (sem caroço) de grau selecionado que vão para a mesa. No Paquistão elas podem ser maceradas com outras frutas como amêndoas, nozes e pistache. As dried form ou tâmaras secas são usadas para uso doméstico e industrial. O pó da tâmara é usado na confeitaria, padarias e em outros produtos alimentícios. As industriais usadas na produção de pasta de tâmaras, xarope, pó, suco, mel, vinagre, compota e picles.





61 981755922

©2019 por BacuriNotícias. Orgulhosamente criado com Wix.com