• Claudia Godoy

Índia lembra o 6º Dia Nacional do Tear Manual 2020: História, Significado e Celebração

Atualizado: 17 de Ago de 2020


Com informações da Embaixada da Índia

A Embaixada da Índia celebrou na última semana o Dia Nacional do Tear Manual, uma data criada para homenagear os tecelões do país.

O Dia Nacional do Tear Manual 2020 é comemorado em 7 de agosto de cada ano para homenagear os tecelões de teares manuais do país.

A data destaca a contribuição do tear manual para o desenvolvimento sócio-econômico do país e para aumentar a renda dos tecelões.


Tem o objetivo de gerar consciência sobre a importância da indústria do tear manual. A data foi inaugurada pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, no Salão do Centenário da Universidade de Madras, em Chennai.


Devido à pandemia da Covid-19, a data foi comemorada em plataforma virtual pelo Ministério dos Têxteis da Índia.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, disse: "o tear manual e o artesanato da Índia abrangem uma gloriosa história de centenas de anos".


O Conselho de Design da Moda de Índia (FDCI) também se apresenta nesta data para empoderar os tecelões. A sobrevivência dos tecelões de teares manuais tornou-se difícil devido à menor demanda. Dessa forma, várias casas de moda e sites de comércio digital se apresentaram para promover os produtos de tear manual e também para difundir a conscientização sobre os teares manuais. Ao manter os produtos de tear manual em jogo, a economia da moda terá um impacto ambiental positivo.


Por que o 7 de agosto foi escolhido como o Dia Nacional do Tear Manual?


Para comemorar o Movimento Swadeshi, o dia 7 de agosto foi escolhido como Dia Nacional do Tear Manual. O Movimento Swadeshi foi lançado em 7 de agosto de 1905 na Prefeitura de Calcutá para protestar contra a partição de Bengala pelo governo britânico.


O objetivo do movimento era, também, reavivar os produtos domésticos e os processos de produção e também para difundir a conscientização sobre os teares manuais.


Ao manter os produtos de tear manual em jogo, a economia da moda terá um impacto ambiental positivo. O FDCI lançou campanhas, incluindo o “Meet the Makers” (Conheça quem faz).

Um fundo de apoio pela COVID-19 também foi iniciado por eles para apoiar os próximos estilistas em todo o país.

O PM Modi disse em um tweet: "No Dia Nacional do Tear Manual, nós saudamos todos aqueles relacionados ao nosso vibrante setor de teares manuais e artesanato. Eles têm feito esforços louváveis para preservar o artesanato indígena de nossa nação. "Sejamos todos #Vocal4Handmade (vocais pelo artesanal) e fortaleçamos os esforços em direção a um Aatmanirbhar Bharat (uma Índia autossuficiente integrada à economia global)."


61 981755922

©2019 por BacuriNotícias. Orgulhosamente criado com Wix.com