• Claudia Godoy

Às vésperas da Cúpula de Líderes sobre o Clima, governadores enviam carta a embaixador dos EUA

Um grupo com 24 dos 27 governadores brasileiros entregou, nesta semana, ao embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman, uma carta em que se comprometem com a “emergência climática global” e pedem cooperação para questões ambientais.

Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande Foto: HelioQFilho/Divulgação Governo do Estado do Espírito Santo

Denominado Coalizão Governadores pelo Clima, o grupo envia a carta em antecipação à Cúpula de Líderes sobre o Clima, que começa nesta quinta, dia 22.


Apenas governadores de três estados não assinam o documento: Santa Catarina ( Daniela Reinehr, interina sem partido), Rondônia (Coronel Marcos Rocha - PSL) e Roraima (Antonio Denarium - sem partido). Juntos, estes estados somam uma população de 9,7 milhões de pessoas, ou apenas 4,5% do país. Para Casagrande, as ausências não são um problema. “A coalizão Governadores Pelo Clima, ampla e diversa, envolvendo progressistas, moderados e conservadores, de situação e de oposição, sinaliza o desejo do Brasil por união e construção colaborativa de soluções em defesa da humanidade e de todas as espécies de vida que estão ameaçadas pela degradação de ecossistemas”, afirma a carta.


“Os Governadores do Brasil abaixo subscritos, representantes de estados que compreendem mais de 90% do território nacional, manifestam interesse no desenvolvimento de parcerias e de estratégias de financiamento, visando impulsionar o equilíbrio climático, a redução de desigualdades, a regeneração ambiental, o desenvolvimento de cadeias econômicas verdes e o estímulo à adoção de tecnologias para reduzir as emissões de atividades econômicas tradicionais nas Américas, além do esforço conjunto na construção de uma sociedade mais saudável e resiliente a pandemias”, afirma o documento.